O MEDO E A FÉ



“Porque não recebeste o espirito de escravidão, para outra vez estardes com medo, mas recebeste o espirito de adoção de filhos, pelo qual podemos clamar: Pai , meu Pai . O Espírito de Deus, se une com o nosso espírito, para afirmar que somos filhos de Deus. Romanos 8-15,16”.

“Porque Deus não nos deu o espírito de medo, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. 2 Timóteo 1-7

O medo tem sido a causa de muitas doenças psicossomáticas e de levar muitas pessoas a ruína, em sua vida familiar, profissional e sentimental. Grandes problemas se levantam diante daqueles que são atingidos pelo medo. Se não houver a cura, ela se transforma em fobia, encaminhando a pessoa para a mais grave loucura. Muitos usam como tratamento, medicamentos antidepressivos, tranquilizantes e outras drogas que agem na mente e amenizam o mal estar.

Podemos detectar agindo na vida das pessoas, vários tipos de medo, os quais tiveram origem em problemas que traumatizaram, deixaram marcas profundas na alma , no centro das emoções, e as pessoas convivem com ela .


O medo não existia no ser humano quando Deus o criou. Foi um sentimento que surgiu quando o homem pecou. 

Vemos em Gênesis 3-10; a primeira declaração do medo. Até aquele momento ele não sentia medo e não sabia o que era medo, não fazia parte de sua vida ou da sua alma.. E disse : “ouvi a tua voz soar no jardim, e tive medo, porque estava nu escondi-me.” 

No momento que Adão pecou, sua alma foi infectada, recebeu o vírus do medo, foi atingido emocionalmente, houve uma cisão no relacionamento e o medo passou a existir, e nem os animais ficaram isento de sentir medo, pois foi estendido para todos os animais da terra. Gênesis 9-2: todos os animais selvagens, todas as aves, todos os animais que se arrastam pelo chão e todos os peixes terão medo e pavor de vocês. 

Alguns de nossos pais na fé também tiveram medo. Vejamos Jacó : 

Gênesis 31-31: então disse Jacó a Labão, eu fiquei com medo porque pensei que o senhor ia tirar as suas filhas à força. Em 1 reis 19- 9 a 13 nos fala de Elias se escondendo em uma caverna com medo de Jezabel. Em Mateus 14- 30, nos fala sobre o episódio de Pedro quando Jesus autorizou para que ele andasse sobre as águas, diz: mas sentindo o vento forte; teve medo e começou a ir para o fundo. 

O medo destrói, o medo mata. Em Mateus 17-6, nos fala da transfiguração de Jesus, quando se ouviu a voz que dizia: este é meu Filho amado em quem tenho prazer, escutai-o, e naquele momento cobriram seu rosto porque tiveram medo. Mas Jesus se aproximando deles os tocou e disse: não tenham medo.” 


Deus nos tem chamado para ser seus soldados valentes e corajosos, confiantes, vitoriosos, pessoas destemidas que não tem medo de nada.

Em Romanos 8-37, está escrito : em todas estas coisas somos mais que vencedores

Quando aceitamos a Cristo como nosso Senhor e Salvador o espírito volta a ser religado a Deus, somos justificado, a justificação ocorre de imediato, em Romanos 5-1, diz que a nossa alma entra num processo de santificação (ela é progressiva} até alcançarmos a glorificação quando entrarmos definitivamente na Glória de Deus.

Por que então ainda sentimos medo ? 


Por que o tratamento da alma, a cura definitiva, é um processo que precisa ser realizada por Deus, e somente acontece quando Ele é Senhor de nossa vida.

A psicologia moderna diz: o propósito do medo é assegurar a sobrevivência do “eu”, a sobrevivência da personalidade. Quando o nosso “eu” domina, o medo tem acesso livre. Por isso é necessário deixarmos Jesus Cristo ser Senhor de nossa vida se quisermos a cura. É o nosso “eu” que dá livre acesso ao medo, deve ser crucificado com Cristo como disse o apóstolo Paulo em 

Gálatas 2: 20 , “já estou crucificado com Cristo, e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim, e a vida que tenho, tenho no Filho de Deus, o qual me amou e se entregou por mim”.

A paz a todos


Pastor Eli Reis

0/Post a Comment/Comments

Postagem Anterior Próxima Postagem